- Planejamento Estratégico - Da Mística à Prática

....As forças armadas sempre foram inspiração para a organização e gestão das empresas. Haja vista o tradicional organograma que orna grande parte das empresas, como forma de demonstrar a sua organização, foram inspirados no exército prussiano, que tantas vitórias garantiram a imagem e a honra daquele antigo país - que já não existe mais.
....Sem dúvida, a competência e a eficiência dos exércitos, sempre foram as grandes motivações para os empresários. Só esqueceram que a cultura e o comportamento de seus empregados são diferentes dos soldados.
....O planejamento estratégico das organizações civis também foi copiado das forças militares e a competência dos generais foi inspiração para os grandes empresários, que também queriam ganhar as "guerras" do dia-a-dia.
....O passo seguinte foi a incorporação da filosofia de planejamento estratégico pelas instituições públicas, e para a burocratização do processo foi um pequeno pulo. Hoje a imagem que se tem é que o planejamento estratégico é coisa de grande empresa ou exigência da burocracia oficial.
Pior, é crença universal que ele é feito apenas para garantir verbas, para cumprir a legislação, mas que fica só no papel, que não é "pra valer", que não tem efeito prático. Já dizia o meu avô: "faça a fama e deite na cama". E o planejamento estratégico deitou e dormiu, se acalentando nos embalos dos cânticos de ninar dos burocratas. Pergunte para um empresário de pequeno porte se ele já fez planejamento estratégico. "Cruz credo", como diria o mineiro, "para ter sucesso só preciso do meu feeling, da minha competência e ... dos incentivos do governo".
....E seus rumos continuam sendo ditados pelos fortes ventos das nossas crises de cada dia. Vamos tentar entender o planejamento estratégico sob uma outra ótica. Vamos tentar desmistifica-lo. Estratégia é, sem dúvida, o meio pelo qual uma empresa poderá garantir o seus sucesso. Mas para isso não precisa de formulários, não precisa de sofisticação e, por mais incrível que pareça, nem precisa de consultores. Basta ter bom senso e investir algum tempo. Se pensar bem, você já fez um alguma vez na vida - ou várias vezes e não se apercebeu.
....Na verdade, planejamento estratégico é ter consciência e conhecimento do seu momento atual e se preparar para ter a flexibilidade necessária para atuar em um ambiente que não pode ser previsto, em função da velocidade das mudanças atuais.
....Só que estas mudanças não ocorrem por acaso, elas avisam todos os dias que vão chegar, só que os empresários e dirigentes públicos estão tão ocupados com os seus afazeres do dia-a-dia que não "têm tempo" de descobrir os caminhos para ganhar dinheiro, não conseguem perceber as tendências do mercado. Conhecendo as potencialidades e as carências da sua empresa ou instituição e decodificando as tendências do mercado, fica fácil orientar os rumos que sua empresa precisa seguir, você poderá identificar e aproveitar as oportunidades, sem ficar lamentando os problemas.
Definir as ações e os responsáveis para viabilizá-las é o próximo passo para transformar idéias em resultados. Mas não basta ser qualquer ação, é preciso que elas sejam desafiadoras e factíveis de serem implementadas.
....Definir os resultados esperados e os meios para transformá-los em realidade também é fazer planejamento estratégico. Um planejamento que precisa ser pragmático e factível. Agora é só contar para os seus parceiros internos, buscar sugestões para melhorar as propostas e ... ganhar a guerra.
.... Ainda assim achou complicado? É só chamar um consultor, que o papel dele é te ajudar a tornar o planejamento estratégico uma rotina, sem segredos e sem complicações. Quer um exemplo? O Conselho do Clube dos Jovens Empresários do Distrito Federal estava sem rumo no seu primeiro ano de vida, e por isso resolveu fazer um planejamento estratégico. Foi assim que eles encontraram uma luz, mesmo aparentemente pequena, à primeira vista, acabou se tornando um imenso clarão para orientar o caminho para viabilizar o sonho de "ser a melhor opção para a capacitação e formação de jovens lideres e empreendedores de sucesso do Distrito Federal".
.... Sabe quanto tempo gastaram para descobrir o que é necessário fazer para ter sucesso? Não mais do que cinco horas. Sabe o que foi necessário para fazer este trabalho? Empenho e vontade de acertar. Mas não podemos deixar de considerar o talento destes jovens empresários, que procuram dar uma nova leitura para o verbo empreender. Aceite você também este desafio.